2020 - Atual 
Boletim Climatológico do Distrito Federal / Observatório do Clima do DF 
Descrição: Análises sobre dados climáticos são demandadas por diversos setores da sociedade, assim como por instituições e profissionais de diferentes áreas técnicas e científicas. No Distrito Federal e entorno, tais dados são fundamentais para o monitoramento de queimadas, para a gestão de culturas agrícolas e para a educação ambiental, por exemplo. Contudo, o acesso a análises periódicas, precisas e coerentes aos contextos climático e geográfico local por esses profissionais ainda enfrenta obstáculos. Dada a crescente importância e interesse pelo tema e a escassez de produtos semelhantes para o Distrito Federal, a presente proposta tem como objetivos desenvolver e difundir um boletim periódico mensal com conteúdo científico sobre o clima e o tempo no Distrito Federal e entorno, criar um glossário de termos utilizados em Climatologia e dar ampla divulgação desses produtos por meio de página web.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Rodrigues da Franca - Coordenador / SANTA ROSA, ANANDA - Integrante / Lara Ferreira Nunes - Integrante / Ana Beatriz Heinzelmann Machado - Integrante / Lorena Gontijo Marmori Mota - Integrante / Júlia Neves da Silva - Integrante. 
 
2020 - Atual 
Correlações entre variações climáticas e a disseminação do novo coronavírus no Brasil 
Descrição: O Sars-Cov-2, chamado novo coronavírus, tem sido responsável, em 2020, por uma pandemia veloz e sem precedentes na história recente da humanidade. Assim como os demais vírus da família coronavírus, é provável que sua proliferação seja maior em condições climáticas frias e secas, enquanto que sob temperaturas ambientes superiores a 30º C sua reprodução e vida útil diminuam. Dado que a disseminação do vírus pelo mundo ainda é recente e a maioria das pesquisas científicas encontra-se em curso, existem dúvidas e especulações sobre o tempo de permanência e sobrevivência do vírus sob diferentes condições atmosféricas e nos mais diversos tipos de superfícies. Portanto, se fazem necessárias pesquisas que investiguem correlações entre variações climáticas, especialmente temperatura, umidade relativa do ar e precipitação pluvial, e a disseminação do novo coronavírus em diferentes regiões (e climas) do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Rodrigues da Franca - Coordenador / Ercília Torres Steinke - Integrante / SANTA ROSA, ANANDA - Integrante / Thiago Almeida de Lima - Integrante / Sara Limeira de Santana Epifânio - Integrante / João Luis Santana Nascimento - Integrante. 
 
2019 - Atual 
Desastres naturais associados a secas e chuvas extremas no Distrito Federal – período 1990-2019 
Descrição: O Distrito Federal sempre se notabilizou pelos baixos níveis de umidade relativa do ar na estação seca, sobretudo em meses como agosto e setembro, quando a população local mais sente os impactos da progressiva deterioração da qualidade do ar sobre sua saúde e qualidade de vida. Por outro lado, durante a estação chuvosa, não são raros os episódios de chuvas extremas que causam problemas para a população de diversas regiões administrativas. Alguns desses episódios de secas e chuvas extremas deflagram a ocorrência de desastres naturais em decorrência de incêndios florestais, inundações, alagamentos e enxurradas. No Distrito Federal, os incêndios florestais ocorrem, na maioria das vezes, em áreas isoladas, afastadas dos centros urbanos, o que reduz o risco de perdas de vidas humanas, no entanto, os riscos de danos ambientais são altíssimos, seja pela perda da cobertura vegetal original, pela morte ou fuga de espécies de animais nativos ou pela ameaça aos corpos hídricos. No caso dos episódios de chuvas extremas, as perdas estão quase sempre associadas a danos materiais (em moradias, pavimentação urbana, redes de esgoto, abastecimento de água e de energia elétrica), perdas de vidas humanas e disseminação de doenças pelo contato da população com a água proveniente de enxurradas, inundações e alagamentos. Alguns desses casos têm sido observados com certa frequência em áreas urbanas vulneráveis do Distrito Federal, a exemplo de Vicente Pires, Ceilândia, Gama, Samambaia e até mesmo Asa Norte, na região administrativa do Plano Piloto. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a ocorrência de desastres naturais associados à secas e chuvas extremas no Distrito Federal, no período 1990-2019. Enumeram-se os seguintes objetivos específicos: Levantamento e análise de dados climáticos – temperaturas, umidade relativa do ar, precipitação pluvial – do Distrito Federal para o período 1990-2019 (30 anos); Identificação e classificação dos episódios de seca no período, por duração e intensidade; Identificação e classificação dos episódios de chuvas extremas no período, por duração e intensidade; Levantamento de dados sobre riscos e impactos de desastres naturais associados a secas e chuvas extremas no Distrito Federal no período 1990-2019; Representação cartográfica dos dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Rafael Rodrigues da Franca - Coordenador / Alicia de Almeida Silva - Integrante / Julio Eduardo Mafra Ribeiro - Integrante / Yasmin Carvalho Paniago - Integrante